Projeto

PROJETO EMPODERAMENTO DE PROFESSORES E MELHORIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O PROFISSIONAL QUE DESEJA TRABALHAR COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.



- “Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” Paulo Freire

Este projeto propõe desenvolver como proposta pedagógica para estudantes da disciplina da EJA, a construção de um espaço virtual - blog completo - com informações/conteúdos atuais para pesquisa sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, a fim de empoderar os docentes brasileiros entre outros profissionais na capacitação e melhoria do trabalho docente, no letramento ou a diminuição do déficit educacional de jovens e adultos.
A ideia do projeto surgiu ao preparar as aulas da EJA nos cursos de Letras e Pedagogia, a partir dos resultados de pesquisas realizadas pelos discentes sobre o que dá certo na EJA e o que as pesquisas relevam sobre a EJA, dos respectivos cursos da Faculdade Sumaré, na Unidade Tatuapé I.
Analisando e refletindo sobre os trabalhos que serão apresentados  em cima da proposta do plano de ensino da disciplina da EJA, a ideia do blog como local virtual fornecerá ampliação dos conteúdos sobre o tema, a fim de mostrar novas possiblidades para a capacitação e formação de professores da EJA, bem como a prática de Paulo Freire.
Assim, a possiblidade de desenvolver uma ação coletiva e integradora dos estudantes como empreendedor social, no sentido de contribuir com a resolução dos problemas que envolvem o déficit da educação brasileira bem como o analfabetismo.
Assim, faz-se necessário buscar alternativas para auxiliar à formação de professores/as e fomentar o desenvolvimento pessoal e profissional e, deste modo, incentivar a possibilidade de fazer a diferença no trabalho direcionado à Educação de Jovens e Adultos.
1.  IDENTIFICAÇÃO
1.1.    Nomes: Lista de alunos participante do projeto
1.2.    Instituição: Faculdade Sumaré
1.3.    Título do projeto: Empoderamento de professores para atuação na formação da EJA.
1.4.    Público: alunos e alunas da faculdade de Letras e Pedagogia.
1.5.    Orientadora: Profª Marta Lúcia da Silva.

2.  OBJETIVOS

2.1.    Objetivos Gerais
Propiciar ao educador uma experiência de empoderamento na capacitação profissional, por meio da pesquisa sobre EJA, que possibilite trabalhar com mais especificidades as necessidade do público a que se destina.
Incentivar o educador a compreender o jovem e o adulto em como é possível construir uma aprendizagem de escrita e oralidade, levando-o a desmistificar tal processo.

2.2.Objetivos específicos
ü Elaborar um blog coletivo sobre conteúdos de EJA por meio da pesquisa acadêmica, que tenham relevância na formação de docentes da EJA e no desenvolvimento de pessoas em relação ao déficit escolar brasileiro no ensino-aprendizagem e/ou analfabetismo;
ü Proporcionar uma experiência de contribuição positiva acadêmica para alunos dos cursos de Letras e Pedagogia com vistas à luta por desigualdades sociais, especialmente na EJA;
ü Aprender sobre a pesquisa científica;
ü Propiciar ferramentas para o exercício da docência de EJA na tentativa de superação de desigualdades educacionais e sociais, também;
ü Desenvolver pessoas que possuem déficit de aprendizagem (EF I e II; EM) e ou alfabetizar adolescentes, jovens e adultos;
ü Auxiliar na compreensão de como elaborar um projeto de TCC trabalho de conclusão de curso para os futuros docentes;
ü Promover aos estudantes dos cursos de Letras e Pedagogia, bem como outros docentes que se interessam por desigualdades sociais uma atitude social  positiva, frente aos grandes desafios educacionais brasileiros;
ü A intenção é que o projeto seja continuado, mesmo após formação da licenciatura com atualizações e outras possibilidades inclusive de realização com ONGs;


ü Ao final dos trabalhos realizados, faremos uma avaliação do projeto (roda de conversa e de experiências). E assim, verificaremos os pontos positivos, os pontos a melhorar e compartilharemos os resultados.

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